Dicas sobre Linhas e Agulhas
Você sabia que as agulhas e as linhas da máquina são fundamentais para um bom acabamento e um bom rendimento das costurinhas?
Quem é iniciante em costuras ou faz costuras esporádicas precisa saber que para cada tecido deve-se usar a agulha e a linha de costura adequadas pois, além de poupar tempo, dificilmente elas vão quebrar ou repuxar o tecido.
As agulhas e as linhas são fabricadas respeitando o peso do tecido que são classificados em leves, médios, médios/pesados, pesados e malhas. Em máquinas domésticas geralmente evita-se o uso de tecidos pesados já que esses demandam uma potência maior para a costura sendo mais adequado o uso de máquinas industriais.
Entende-se como tecidos leves a cambraia, o chiffon, o crepe, a seda; tecidos médios o linho, o percal, o piquê, a casimira, o veludo, a microfibra; tecidos médios/pesados o gabardine, o tweed, o brim, a sarja, o cotelê; e as malhas fechada, duplas, jersey, tricot.
Para os tecidos leves, médios e médios/pesados as linhas mais indicadas são as mistas poliéster+algodão, as 100% poliéster mercerizadas. Em relação as agulhas, as indicadas devem ser do tipo 2020 que para tecidos leves devem ter o tamanho 11/80; para tecidos médios o tamanho será 14/90 e para os tecidos médios/pesados 16/100.
Para as malhas aconselha-se o uso das linhas de poliéster+algodão, 100% poliéster e nylon. Em relação as agulhas, as indicadas dever ser do tipo 2001 ou 2045 com a ponta esférica ou ponta-bola como são mais conhecidas. O tamanho pode ser 11/80, 14/90, 16/100 ou 18/100.
É sempre muito importante ler no manual da máquina de costura pois nele geralmente há uma tabela que classifica e descreve qual o melhor tipo de agulha/linha para o tecido a ser costurado. Boas costuras e até a próxima!