Etiquetas de Composição

Quem nunca se perguntou sobre o significado dos símboleos da etiqueta que vem afixada nas roupas? Antes de estudar moda, eu simplesmente pegava a tesoura e cortava a bendita etiqueta que, na minha concepção leiga, só servia para me incomodar.


No decorrer das leituras intermináveis sobre "técnicas de montagem" de peças do vestuário descobri o verdadeiro sentido das etiquetas existirem e achei fantástico!


Resolvi fazer um breve resumo sobre o assunto e espero poder ajudar e esclarecer algumas dúvidas sobre os símbolos e seus significados da bendita etiqueta que nunca mais vamos cortar!


Para começar, todas as roupas de fabricação industrial (e em alguns casos de fabricação artesnal) devem ter uma etiqueta com informações claras sobre os cuidados para a sua conservação. Essas informações são provenientes das indicações dos fabricantes de tecido e devem ser repassadas ao consumidor final.


Foi em 2006 que a ABNT publicou a norma ABNT ISO 3758 – Têxteis – Códigos de cuidado usando símbolos, estabelecendo um sistema de símbolos gráficos em etiquetas de usos têxteis com o objetivo de prevenir danos irreversíveis aos produtos durante os processos de lavagem, secagem e passar a ferro. Vale ressaltar que esses símbolos são universais e foram criados em 1975 pela Associação Internacional para Etiquetagem de Cuidados Têxteis, em Paris. Esses símbolos são patenteados internacionalmente e seu uso é obrigatório no mundo inteiro.


Selecionei algumas tabelas para ilustrar os símbolos e seus significados de acordo com os cuidados e a conservação dos tecidos. Tudo está categorizado de acordo com o alvejamento, com à secagem, com a lavagem e com a passadoria.

Símbolos e cuidados para a conservação referentes ao Alvejamento

Símbolos e cuidados para a conservação referentes à Secagem em Tambor

Símbolos e cuidados para a conservação referentes à Secagem Natural

Símbolos e cuidados para a conservação de artigos têxteis na Lavagem

Símbolos e cuidados para a conservação referentes à Passadoria

Símbolos e cuidados para a conservação referentes à Limpeza Profissional

Agora ficou bem mais fácil entender né? Espero ter contribuido com mais essa dica.

Bjos

Destaques
Posts Recentes
Tags
Siga-nos
  • Facebook Reflection
  • Twitter Reflection
  • Google+ Reflection

Siga-nos

  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • Instagram - White Circle

© 2019  por 1/4 de Vestir. Anielle Krause. São Luís-MA-Brasil.